Apesar da crise em todos os setores aqui no Japão, o McDonald’s tem motivos de sobra para não se abalar.
Com o lançamento do premium roast coffee e também de finalmente introduzir o quarter-pound (quarteirão) por aqui, eles conseguiram aumentar o lucro da empresa pelo quinto ano consecutivo. eu não tomo café, mas o quarter-pound é qualquer coisa… muito bom!!!
A campanha publicitária do quarter-pound foi um tanto agressiva, mas muito bem sucedida. Num dos posteres, a frase “Hamburguers do Japão: a brincadeira acabou!” provoca as outras redes de fast-food.
Mas o MosBurger, uma rede de fast-food originalmente japonesa deu o troco na direção em que os japoneses são mais sensíveis, o orgulho do produto nacional. A marca “made in Japan” tem sido motivo de orgulho dos nativos, principalmente depois de escândalos envolvendo produtos alimentícios chineses e a carne de vaca-louca americana. Se bem que no ano passado, houve muitos casos de alimentos alterados, que foram até motivo para a escolha de um kanji (ideograma) um tanto estranho para 2008.
Bom, em época de vacas magras, os jovens japoneses não estão nem aí para o que estão comendo e querem saber da opção mais barata. E nessa o McDonald’s leva vantagem, já que um lanche no Mos Burger custa pelo menos 10% a mais. E a vantagem de sabor que o Mos levava já não é exatamente a mesma depois do quarter-pound do Mc. Agora é Preço versus Patriotismo.
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